PtCRIN inclui 10 instituições de saúde, 1 organização de investigação clínica sem fins lucrativos e 3 universidades. Os membros do PtCRIN dividem-se em 3 categorias:


Centros de Investigação Clinica são organizações prestadoras de cuidados de saúde dedicadas à investigação clínica, com infraestruturas próprias para o efeito: camas de internamento, equipamento medico, staff composto por técnicos de saúde (equipas médicas e de enfermagem) permitindo o envolvimento de doentes desde as fases iniciais de estudos clínicos farmacológicos e estudos não-farmacológicos.         

É um dos objectivos deste projeto contribuir para o estabelecimento de Centros de Investigação Clínica de alta qualidade em Portugal, reconhecidos por todos os intervenientes nacionais e internacionais nesta área.
 
Unidades de Estudos Clínicos são responsáveis pela organização de estudos clínicos, nomeadamente estudos aleatorizados (de fase II a IV), prognóstico, estudos de diagnósticos e meta-análises. Serão responsáveis por lidar com o design do estudo, a sua organização, logística, seleção do centro, controlo de dados, monitorização, análise de dados, farmacovigilância e declarações oficiais às autoridades competentes.
As Unidades de Estudos Clínicos procuram juntar os experts necessários para o desenvolvimento dum estudo clínico, onde se incluem clínicos, estatísticos e gestores de ensaios. Servirão de interface natural entre todos os intervenientes do estudo clínico.
São unidades 
qualificadas para coordenar projetos multinacionais, gerar e implementar ensaios clínicos e que prestam serviços de forma não lucrativa à comunidade científica desde o desenho do estudo, gestão de dados, monitorização do estudo, conclusão e publicação.

 
Organizações capazes de agir enquanto Centros de Investigação Clínica e Unidades de Estudos Clínicos.
Têm como objectivo providenciar serviços na investigação clínica académica cumprindo os requisitos legais e Diretivas da UE.

Click no mapa para mais informações acerca de cada membro do consórcio PtCRIN